Raposa-do-campo
Lycalopex vetulus Lund, 1842
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Lycalopex
Espécie: Lycalopex vetulus
A raposa-do-campo, também conhecida como Lycalopex vetulus, é uma espécie de canídeo que habita exclusivamente o bioma do Cerrado brasileiro. Sua pelagem varia do amarronzado ao cinza, destacando-se pelo olhar atento e curioso. É notável por ser a única representante de sua família no mundo, além de ser uma das menores entre os cachorros selvagens do Brasil, com cerca de 60 centímetros de comprimento e um peso que varia entre dois e quatro quilos. Sua morfologia estreita, com uma cabeça, focinho e peito menores, permite distingui-la de outras espécies similares, como o cachorro-do-mato e o graxaim-do-campo.
Solitária e monogâmica, a raposa-do-campo forma pares reprodutivos que permanecem unidos durante a criação dos filhotes. Estes nascem em ninhadas de dois a cinco após uma gestação de aproximadamente 50 dias, sendo amamentados até cerca de 4 meses de idade. Sua dieta diversificada inclui desde cupins e besouros até frutas silvestres, sendo mais ativa no final da tarde e ao amanhecer.
Encontrada em diversos estados brasileiros, como Ceará, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a raposa-do-campo enfrenta sérias ameaças devido à destruição do seu habitat natural, o Cerrado. Sua classificação como vulnerável pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção reflete a rápida perda de habitat, aliada a outras ameaças como atropelamentos, caça e alta mortalidade de filhotes. Estima-se um declínio populacional de até 30% nos próximos 15 anos, o que coloca em risco a sobrevivência dessa espécie única e importante para o ecossistema do Cerrado.
Segundo: Lemos, Frederico & Cavalcanti, Fernanda & Beisiegel, Beatriz & Jorge, Rodrigo & Cunha de Paula, Rogerio & Rodrigues, Flávio & Rodrigues, Livia. (2013). Avaliação do risco de extinção da Raposa-do-campo Lycalopex vetulus no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário